Categoria: Video "Idosos predominam em cursos de informática"

O mundo de possibilidades que a internet proporciona está atraindo um público cada vez mais grisalho para os cursos de informática. Os idosos brasileiros já são maioria em muitas salas de aula.

O mundo de possibilidades que a internet proporciona está atraindo um público cada vez mais grisalho para os cursos de informática. Os idosos brasileiros já são maioria em muitas salas de aula que ensinam os primeiros passos digitais. Um bom lugar à beira-mar, em Copacabana, é a orla digital, um espaço público, que recebe por dia cerca de 300 pessoas à procura das aulas de informática. O ensino é grátis.

A tenda atrai quem está passeando em Copacabana e, principalmente, os idosos, que já freqüentam a orla em suas horas de lazer, e agora também aproveitam para descobrir o mundo digital. Aperta aqui, mexe ali. No começo, parece difícil dominar essa máquina. “Estou aprendendo, menina! Eu nunca tinha metido a mão em nada assim”, confessou Edicéia Moreira, de 65 anos. Logo, o computador se torna um amigo. “Uma boa opção para vencer um pouco o isolamento da aposentadoria”, acredita Manoel Araújo, de 75 anos. E aumenta o interesse pelo mundo real. “O relacionamento com os amigos aqui, e-mails para os filhos, a comunicação é muito boa”, afirma Cândido Ferreira, de 68 anos. ”Existe um interesse muito grande em aprender, o que eles não encontram em casa. Em torno de 62% a 68% são idosos”, contou Marco Antônio de Araújo, coordenador do projeto. Do outro lado da cidade, na Baixada Fluminense, também há muita gente madura descobrindo o computador. A ONG Centro para a Democratização da Informática promove as aulas numa escola de Belford Roxo. “O meu papel é ser um educador para incentivar as pessoas que não tem essa informação, que não chega à comunidade.

Tento fazer do meu trabalho o máximo para tentar transformar a vida dessas pessoas”, disse André Luiz Inácio de Souza, professor do curso. Vários alunos viram um computador pela primeira vez. “Eu pude pesquisar sobre o meu bairro, sobre o meu município. Pudemos até fazer debate sobre nosso prefeito, os candidatos a vereador, foi muito importante”, contou Geralda Gomes, de 51 anos. “Estou adorando. Principalmente quando estou aqui dentro, já sinto que estou com nova visão, outra pessoa praticamente”, garantiu Jorge Luiz dos Santos, de 59 anos. Mesmo com apenas uma aula por semana, o resultado não demora a aparecer. “É uma coisa que todos deveriam entrar para fazer e não pensar: ‘Eu não posso, eu não consigo’. Consegue”, incentiva Maria José Gomes, de 59 anos.