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Música
O balanço do vovô

O maestro Burt Bacharach, que vem ao Brasil em abril, 
é a prova de que um ídolo pop pode chegar aos 80 tinindo


Sérgio Martins

Em abril, um dos músicos mais sexy dos Estados Unidos – segundo a revista de celebridades People – desembarca no Brasil. Errou quem pensou em Justin Timberlake ou qualquer outro garotão do pop. O símbolo sexual em questão é o maestro e compositor Burt Bacharach, de 80 anos. "Fico lisonjeado ao saber que sou desejado, mas prefiro ser reconhecido pelo meu talento musical", disse Bacharach em entrevista a VEJA. (Puro jogo de cena: numa reportagem recente do jornal inglêsThe Times, ele fez questão de conversar com o repórter na piscina de sua mansão de 8 milhões de dólares, besuntado de protetor solar e trajando uma sunga diminuta.) O compositor vai se apresentar em Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. O repertório dos shows será calcado no disco Live at The Sydney Opera House, lançado no fim de 2008.

Bacharach tem formação clássica. Foi aluno do compositor francês Darius Milhaud na década de 40. "Milhaud me ensinou duas coisas: não ter vergonha de criar melodias que as pessoas possam assobiar e apreciar a comida mexicana", diz ele. Melodista de primeira categoria, Bacharach dominou a parada americana na década de 60 com sucessos como I Say a Little PrayerWalk on By e The Look of Love (as duas primeiras, interpretadas por Dionne Warwick; a outra, cantada magistralmente pela inglesa Dusty Springfield). Começou a perder fôlego na segunda metade dos anos 70 e nas décadas seguintes virou sinônimo de música para elevadores e salas de espera. Sua obsessão pelo flugehorn, um instrumento de sopro que marca presença em 90% dos seus arranjos, só reforçava a aura de artista ultrapassado. Em 1997, contudo, Bacharach foi tirado desse limbo. Cruzou a linha que separa o cafona do cult. Apareceu na comédia Austin Powers e suas canções embalaram O Casamento do Meu Melhor Amigo, estrelado por Julia Roberts. No ano seguinte, uniu-se ao roqueiro inglês Elvis Costello para lançar o disco Painted from Memory. Desde então, seu trabalho foi revisitado por roqueiros de várias vertentes – de Noel Gallagher, do Oasis, ao duo The White Stripes. "Esses meninos mostraram que as boas canções não envelhecem", diz Bacharach, que atualmente compõe com outro "menino" (sob o seu ponto de vista): Brian Wilson, dos lendários Beach Boys, hoje com 66 anos.

Retornos como o de Bacharach são um fenômeno relativamente raro na indústria musical. Não têm a ver propriamente com nostalgia, uma vez que o público que passa a reverenciar o veterano é jovem demais para se lembrar de quando ele estava no auge. São, antes, explorações da pré-história do pop e do rock. Por isso costuma haver um patrono do ressurgimento – alguém de idade intermediária, com autoridade para reapresentar ao mundo o "gênio esquecido". Elvis Costello desempenhou esse papel em relação a Burt Bacharach. Em 1993, Bono, do U2, fez o mesmo com Johnny Cash, que estava relegado ao mercado country. No caso de Tony Bennett, coube à MTV realizar a mágica do rejuvenescimento: em 1994, o canal de televisão convidou o jazzista a gravar um de seus especiais acústicos.

Conhecido pela voz mansa e por seu sorriso largo, Bacharach é um homem charmoso. Embora ele próprio nunca tenha confirmado, reza a lenda que namorou ninguém menos do que a atriz alemã Marlene Dietrich na juventude (com a qual chegou a visitar o Brasil nos anos 50, quando ainda era um rapagão). Casado pela quarta vez, com Jane – professora de esqui que conheceu nas pistas de Aspen, nos Estados Unidos –, Bacharach é pai de um casal de adolescentes de 13 e 16 anos. Há dois anos, perdeu de forma trágica sua primogênita. Fruto de seu casamento com a atriz Angie Dickinson (uma espécie de Pamela Anderson dos anos 70), a filha Nikki sofria de um transtorno semelhante ao autismo. Mas nem seu suicídio, aos 40 anos, tirou de Bacharach o prazer de rodar o mundo com sua música.

 

RENASCIDOS DAS CINZAS

Como veteranos esquecidos ganharam uma nova vida no pop

Neal Preston/Corbis/Latinstock

BURT BACHARACH (80 anos)

Por que ninguém se lembrava dele:suas composições eram consideradas 
o suprassumo do muzak – a música pasteurizada para ouvir em elevador
A redescoberta: o disco Painted from Memory (1998), gravado ao lado de Elvis Costello, reafirmou a importância de Bacharach como melodista e compositor
O que aconteceu depois: passou a ser gravado por artistas da nova geração, como Noel Gallagher e o duo The White Stripes




ROY ORBISON (1936-1988)

Por que ninguém se lembrava dele: pioneiro do rock, com o tempo ganhou reputação de cafona por causa de seu romantismo exacerbado
A redescoberta: em 1986, o cineasta David Lynch o tirou do limbo ao utilizar a canção In Dreams no filme Veludo Azul
O que aconteceu depois: recuperou o respeito, formando um grupo com gente como George Harrison e Bob Dylan e gravando ao lado de Bruce Springsteen

Paul Natkin/Wireimages/Getty Images



Neal Preston/Corbis/Latinstock

JOHNNY CASH (1932-2003)

Por que ninguém se lembrava dele: sua fama não ia além do círculo da música country
A redescoberta: em 1993, o U2 o recrutou para cantar uma faixa do CD Zooropa. No ano seguinte, o produtor Rick Rubin iniciou uma série de discos com Cash
O que aconteceu depois:virou um ícone dos artistas de rock alternativo e ganhou uma cinebiografia estrelada por Joaquin Phoenix




TONY BENNETT (82 anos)

Por que ninguém se lembrava dele: era um cantor de jazz respeitado, mas desconhecido das novas gerações
A redescoberta: em 1994, gravou um Unplugged para a MTV
O que aconteceu depois: Bennett conquistou o público jovem, a ponto de apresentar um prêmio da MTV ao lado dos Red Hot Chili Peppers

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