Eles têm a força

Chegar à maturidade com fôlego e disposição para se 
exercitar é o que se almeja em qualquer idade. Cuidar 
do corpo desde cedo é fundamental, mas a boa notícia 
é que se podem obter bons resultados mesmo que você 
tenha começado tarde. Confira a rotina de treinamento
de quem já passou dos 50 e se destaca em exercícios 
que exigem grande preparo físico


Escalada

Nome: Marcilio Moraes
Peso: 63 quilos
Altura: 1,68 metro 




Marco Terra Nova

Atividades físicas: Uma vez por mês, passo oito horas escalando alguma montanha. Também pratico natação e musculação com regularidade.
O que o exercício trouxe de positivo: De cara, com a escalada, perdi 5 quilos.
Estímulo para malhar: Não me sinto com 60 anos. Tenho muita disposição e fôlego. Nem os quatro dilatadores colocados no meu peito após um infarto me impedem de fazer exercícios.
Conselho para quem quer começar: Comece em muros indoor. Antes, faça alongamento de pernas, braços e costas por quinze minutos. Evite o treino dois dias seguidos. O corpo do iniciante precisa descansar pelo menos 24 horas. Não tente escalar sozinho.

 

Saltos ornamentais

Nome: Fernando Teles
Peso: 87 quilos
Altura: 1,70 metro
 



Oscar Cabral

Atividades físicas: Sou uma pessoa que sempre gostou de se exercitar. Velejo, nado e jogo tênis. Desde os 17 anos pratico saltos ornamentais três vezes por semana, durante 45 minutos. Em média dou 25 saltos por dia.
O que o exercício trouxe de positivo: Sensação de plenitude e bem-estar. Quando fico um tempo sem treinar me sinto cansado. Além disso, a prática do esporte ajuda a controlar a minha alta taxa de glicose.
Estímulo para malhar: Sinto quase uma imposição do corpo, mas também tem a vaidade. Exercícios ajudam a preservar a aparência.
Conselho para quem quer começar: Procure um clube sério. Comece com vinte minutos de aquecimento muscular seguido de alongamento. Depois, introduza exercícios em cama elástica ou pulando da borda da piscina.

 

Malhação

Nome: Nadia Freitas
Peso: 51 quilos
Altura: 1,58 metro
 



Oscar Cabral


Atividades físicas: 
Fui sedentária até os 30 anos. Faço uma hora de ginástica localizada, outra hora de exercícios aeróbicos (corrida ou bicicleta) e mais quarenta minutos de musculação seis vezes por semana.
O que o exercício trouxe de positivo: Ganhei qualidade de vida e tenho mais força de vontade para realizar as coisas. Com os exercícios, controlo a hipertensão. Os médicos dizem que a ginástica me salva.
Estímulo para malhar: Olhar no espelho.
Conselho para quem quer começar: Avaliação física e uma rotina amena de exercícios aeróbicos e treinamento de força. Opte por aulas coletivas para não desanimar.

 

 

Fontes: Ana Paula Shalders, campeã pan-americana de plataforma; Isabela Fortes, professora de ioga; Eduardo Rodrigues, da Associação de Guias e Instrutores Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro; e Beto Potyguara, professor de educação física