Grupo folclórico da terceira idade anima ruas de cidade em Sergipe

Dona Lili, rainha do Batalhão de São Pedro, tem 106 anos.
Figurino colorido usado em apresentações é confeccionado por integrante.

Do G1, com informações do Via Brasil


O grupo folclórico Batalhão de São Pedro, que existe há 13 anos, apresenta pelas ruas a cultura do município sergipano de Santo Amaro das Brotas. Com músicas típicas e coreografias bem ensaiadas, o trabalho dos idosos conta com a participação de uma brincante especial: a rainha, que tem 106 anos.

Veja o site do Via Brasil

“A minha força de Deus é aqui”, diz dona Maria Alice dos Santos, rainha do Batalhão, que demonstra a vitalidade que é marca registrada do grupo. Dona Lili, como é conhecida, acompanha o Batalhão em todas as apresentações.

A iniciativa de criar o grupo folclórico foi da professora Maria Aparecida Santana. “Como eu considero a manifestação folclórica uma expressão viva da força de um povo, essa gente simples, com seu saber e seu ritmo, alegra todo mundo por onde passa”, diz.

O figurino colorido dos integrantes é confeccionado por uma tocadora. “Eu costuro o dia todo, a noite toda, até duas horas da manhã estou na máquina costurando. No outro dia, se precisar, eu vou dançar”, diz Rivanda de Melo, também integrante do grupo.